sexta-feira, 3 de outubro de 2014

back to school - the beginning

há tantos anos que setembro é apenas setembro que já nem me lembrava do conceito de ano lectivo. 

este ano setembro voltou a trazer-me mais do que o fim das férias. este ano, a exemplo dos outros 17 que já passaram há 9, setembro trouxe-me o regresso à aulas. e desta vez o regresso teve outro sabor. agora o estado não me obrigou, não senti a pressão de ir para garantir um futuro melhor do que o dos meus pais e não fui estudar algo apenas porque tem um grande alcance profissional. não. desta vez fui por vontade própria e escolhi o que queria aprender, sem qualquer garantia de que esta formação me venha a ser útil no futuro. fui porque quis ir. quis muito ir!

faz hoje uma semana que tive a minha primeira aula. não sou boa em primeiras aulas, nunca fui. aliás, para ser mais precisa, não sou boa em aulas, nunca fui. para mim, falar para um grupo de conhecidos é complicado, falar para um grupo de desconhecidos chega a ser dramático. dizer, em frente à turma inteira, que sou a numbi, que fiz uma licenciatura em engenharia e que trabalho numa empresa de construção civil é razão mais do que suficiente para me sentir nervosa e desconfortável ao mesmo tempo que a minha face adquire um tom vermelho-arroxeado. e nós já sabemos o que acontece quando fico corada, não é? "e se me perguntam porque escolhi marketing?" (sim, escolhi marketing... não sei...) "eu sabia que não devia ter vindo!" "oh, vida madrasta, e se me perguntam o que espero do curso??" (também não sei a resposta a esta...) "eu sabia que não devia ter vindo!!" "marketing, numbi?? mas tu nem sabes o que é marketing!! o que estás aqui a fazer?" "eu sabia que não devia ter vindo!".

- o meu nome é numbi, sou licenciada em engenharia e trabalho numa empresa de construção.
- ok. próximo.

e foi assim: rápido, simples e pacífico, como habitualmente é. e voltei a lembrar-me do que estava ali a fazer: mudar de vida, aprender coisas novas, conhecer pessoas diferentes, alimentar a mente, renovar o espírito!

dos 33 coleguinhas que me acompanharão nesta aventura posso adiantar-vos o seguinte:

- uma encontra-se na idade dos porquês;
- um acha que é super chique, fashion e hipster;
- uma explica os seus raciocínios como se estivesse a falar para meninos da primária;
- um sabe tantas coisas que nem sabe por onde começar;
- uma quer muito ser chique, fashion e hipster;
- outra está grávida de 5 meses e há-de dar à luz bem a meio do curso(?!?);
- uma outra veste-se de uma forma... diferente;
- ainda há a que veio dos estados unidos;
- e a que foi importada do brasil;

a coisa mais estranha que detectei nesta formação, até à data, foi que nestas disciplinas não há fórmulas!! não há uma solução para um problema!! não há números... estranhíssimo, não acham? será que vou conseguir fazer esta pós-graduação sem recurso a máquina de calcular cheia de programinhas e cenas? e das tabelas técnicas, vou precisar? escalímetro? régua, esquadro, compasso?

estou a fazer uma pós-graduação em modo fringe - existe todo um universo paralelo a abrir-se diante dos meus olhos, prontinho a ser explorado.

para terminar este post, que já vai longo, informo que daqui por, sensivelmente, três horinhas vou ter uma aula de criatividade. sim, leram bem: criatividade. aula. sim, tenho aulas de criatividade! e pensar que tive 5 ou 6 cadeiras de matemática durante a licenciatura...

Sem comentários: